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Como escrever um artigo para blog que converta

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Como escrever um artigo para blog que converta

Neste artigo vou compartilhar um passo a passo simples sobre como escrever um artigo para blog corporativo ou um blog para e-commerce.

Esta é a técnica padrão que usamos na Agência Clave para os textos dos blogs corporativos de nossos clientes.

Este artigo foi concebido para ser um guia prático. Aconselho que favorite este link para usar em futuras consultas.

Com clareza e transparência pretendo transmitir, didaticamente, nosso procedimento. Espero que ajude e que gere resultados.

Ao aplicar estas técnicas em seu blog, volte aqui e deixe nos comentários como foram os resultados, ficarei feliz em lê-los. Bora lá.

Como escrever um artigo para blog: processo

Como o objetivo é ser didático, terei que explicar mais profundamente alguns pontos, os que forem importantes para o entendimento do próximo item e, para compensar, vou evitar entrar em detalhes nos Itens que já abordei a temática aqui neste blog. Para estes colocarei um link.

Fique à vontade para solicitar explicações extras ou mais conteúdo nos comentários.

ÍNDICE

  1. Como definir o conteúdo ou a pauta.

    Entenda o que seu público espera de você.

  2. Criar o título

    Com gatilhos mentais (Fazer sentido).

  3. Formato do texto

    Lay-out que agrada.

  4. Formato do conteúdo

    Conduza o leitor.

  5. Imagens

    Para garantir o entendimento e tornar o conteúdo atraente.

  6. Comentários

    Dúvidas e dicas compartilhadas. Participe!

Com exceção do “título”, os demais itens deste índice precisam seguir a ordem acima, necessariamente, pois a concepção de um artigo para blog não deixa de ser uma construção lógica onde o passo seguinte depende do elaborado no passo anterior.

Definir conteúdo e palavras-chave para um artigo de blog corporativo

Tudo se inicia pelo planejamento.

Importante ressaltar que as palavras-chave não devem ser usadas demasiadamente, costumo defender que se limite ao planejamento. Para o texto não considere elas em detrimento do sentido ou qualidade das frases.

O novo algoritmo do Google, O BERT, esta aí para selar de vez o desuso das palavras chaves com muita densidade nos textos para ranqueamento.

Saiba mais sobre o BERT:

É necessário agir estrategicamente para concorrer em um mercado extremamente competitivo. Provavelmente, metade ou mais de seus concorrentes não planejam. Se você fizer já vai estar muito a frente deles. É importante!

Definir o conteúdo é simples, utilize métricas e dados que sua empresa ou projeto provavelmente já tem. Vou listar alguns:

Comentários de seus públicosFaça uma leitura dos comentários de seus públicos em seus canais como Facebook, site, e-mails, blog se já possui um, Reclame Aqui, etc. Verifique também o Facebook e Reclame Aqui de seus concorrentes diretos. Em seguida, faça uma lista de dúvidas que mais aparecem, como um ranking, e organize do tema mais requisitado ao menos. Vamos seguir esta ordem, afinal, queremos maximizar nossos resultados com o menor esforço possível. Veja um exemplo dentro da realidade da minha empresa:

Uma lista como esta é rica. Destacando apenas o primeiro item, podemos desdobrar em muitos conteúdos de interesse como: Como criar imagens para um blog; Como formatar textos para blog; O que um profissional precisa para escrever para blog; etc.

Google Analytcs   Existe uma sessão nas estatísticas de seu site que podem apontar uma direção para os assuntos de maior interesse de seu público. Escrever sobre eles vai aumentar muito a relevância de seu blog e, por consequência, o percentual de conversões. No menu esquerdo vá em COMPORTAMENTO/ Conteúdo do site ▼ / Páginas de destino.

Quando aparecer a relação de páginas classifique por duração da sessão > crescente (basta clicar no título), assim vai saber as páginas em que seu público ficou mais tempo e, provavelmente, a que despertou maior interesse. Veja o exemplo:

Como interpretar? Neste exemplo do site da Agência Clave a página em que a pessoa ficou mais tempo é sobre blog no marketing digital, logo, este conteúdo é atraente para minha audiência. Sei que um artigo como “este que vos escrevo” é relevante e desperta seu interesse. Você não precisa se limitar a primeira posição, é um ranking e pode usar as demais referências da lista. Não é um dado exato, mas isso potencializa muito a relevância de seu conteúdo.

Contato HumanoConsidero este o dado mais valioso. Fale com as pessoas que têm contato direto com o público desejado. Como comercial e atendimento se o alvo for os clientes por exemplo. Pergunte para essas pessoas o que o cliente mais anseia, o que ele mais pergunta e, principalmente, o que ele mais pede. Se for algo que possa virar um artigo… Pronto! Você tem uma informação valiosa nas mãos. Aqui cabe desenvolver sua capacidade de interpretar e classificar as conversas, quanto melhor mais precisa será sua aferição.

Para escolher a palavra-chave é relativamente mais simples: Eleja uma lista com palavras-chave que seu público em potencial utilizaria para encontrar serviços e produtos como o seu. Em seguida utiliza a ferramenta “planejador de palavras-chaves” do Google Adwords, se não tem uma conta, pode criar uma gratuitamente. Basta seguir o caminho:

Verifique suas palavras nesta ferramenta, e veja qual mais lhe convém usar. A escolha vai variar de acordo com a estratégia de campanha orgânica de cada um, mas, por regra, costuma-se escolher as palavras que possuem menor concorrência e, dentre elas, as que têm mais buscas mensais.

Escolha a palavra-chave quando escolher o tema, pois ambas precisam estar relacionadas. Deste modo, você irá aumentar significativamente sua colocação nas buscas orgânicas.

Como criar títulos de artigos para blog

O título deve necessariamente corresponder com exatidão ao conteúdo, não frustre sua audiência com promessas apenas para atrair cliques, isso será um tiro no pé.

Iniciei este item com uma advertência porque é muito comum o título “chama cliques” e isso é uma prática muito ruim para quem quer formar uma boa imagem e converter. Mas ainda assim, ele pode ser muito atraente, aliás, ele deve ser atraente… Irresistível, se possível.

Aqui usa-se a técnica de “gatilhos mentais”. Ela consiste em termos facilmente associados pela sua audiência, que fazem sentido para ela, seja positivo ou negativo, ambos são úteis.

Conheça bem seu público, procure conversar com amostras dele. Se você é o líder do projeto tem mais chances de ter essas informações prontas em sua mente, basta organizá-las. Proponho fazer da seguinte forma: (imagine que cada barra é um termo)

Faça esta lista com muito cuidado e dedicação, quanto mais assertiva, maior serão suas chances de conversão. A estrutura do seu título pode conter:

Vale lembrar que estes termos que fazem sentido para seu público alvo podem e deverão ser utilizados nas argumentações durante a confecção dos textos. É uma importante ferramenta para influenciar seu público.

Utilize sempre de forma ética e com verdade, jamais exponha mais do que tem a oferecer apenas pelo clique.

Formato de um texto para blog

Este ponto é o mais simples, porém um dos mais importantes. Este formato que vou apresentar visa dar mais organização para o conteúdo, facilitar o entendimento e manter a pessoa dentro da página.

Fazer com que ela se sinta bem é imprescindível, e logo que ela “bate o olho na página”, ela decide se quer ler ou não o conteúdo que você teve muito trabalho para fazer. As regras são;

Dicas melhorar o lay-out do texto:

  • Utilize subtítulos para separar os parágrafos que possuem uma distinção maior entre si. Como fiz neste artigo;
  • Escreva parágrafos curtos e com espaçamento duplo;
  • Use imagens e gráficos para ilustrar o conteúdo bem como uma imagem de capa; Repita a palavra-chave escolhida cerca de 1,5% do tamanho do texto. Ex. texto de 250 palavras repita cerca de 3 vezes e utilize a palavra-chave no primeiro subtítulo;
  • Faça uso de listas com marcadores como esta aqui;
  • Utilize um espaçamento bom entre as linhas do texto a fim de dar respiro;
  • Use um tamanho de fonte bom para uma leitura confortável (neste caso vai depender do design de seu site).

Estes itens são obrigatórios, é o mínimo para gerar um texto para blog com boa leitura. Veja a comparação de uma página com e outra sem este formato. Qual você escolheria para ler primeiro?

Formato de conteúdo para blog corporativo

Diferente do formato do texto, o conteúdo é subjetivo, está no campo das ideias, mas para este também cabe formatação.

Existem diversos formatos, mas destaquei um muito simples. Consiste em uma técnica de jornalismo chamada “pirâmide invertida” onde a informação mais importante fica na base e a menos importante na ponta.

Acredito que, graficamente, é mais fácil de entender e gravar. Considere a parte mais escura da pirâmide como a informação mais importante e a mais clara, a menos.

Explore este formato. Você pode utilizar em diversas posições para estruturar o seu texto.

É essencial ter em mente a estrutura que está usando, por isso, os gráficos. Precisa saber onde, exatamente, deve colocar cada informação. Confira outros que proponho:

É possível combinar as técnicas e ter domínio sobre o seu conteúdo, ter isso em mente ajuda no esforço de influenciar seu público.

Tenho certeza que agora sua mente está cheia de ideias, se sim, parabéns. Isso é consequência do conhecimento organizado em sua mente.

Qual técnica usar vai depender do seu objetivo e do conteúdo que deseja passar. A título de exemplo, você pode usar a pirâmide combinada, a primeira, para gerar expectativa no leitor e prender ele até o fim do artigo, mas não cabe a qualquer tipo de conteúdo.

Você deve avaliar com cuidado o que terá em mãos quando for escrever (perfil do público, conteúdo, recursos no blog, etc.). Some tudo e escolha a que mais lhe convém.

 Imagens para blog corporativo

Eis o tópico mais simples, para este reservo conselhos baseado em experiências da Agência Clave e de colegas de outras agências.

Claro que as regras básicas valem: fotos e gráficos em boa resolução, precisam ser leves, necessariamente um artigo para blog precisa ter imagens, entre outros. Para além do básico, considere:

Imagens relevantes – Ex.: Se está escrevendo sobre sua equipe e tem uma foto real, ela tem mais relevância que uma profissional de banco de imagem, dependendo de como ela for, trará mais conversões.

Não subestime a câmera de seu celular – com a técnica certa é possível desenvolver um trabalho incrível, mas este assunto já tratei em outro artigo (Nunca subestime o uso profissional da câmera de seu celular).

Utilize gráficos para ilustrar uma ideia – Use ferramentas do office para isso ou programas gratuitos disponíveis na internet. Considere, talvez contratar um ilustrador freelancer.

Edite as fotos – Sempre cabe melhorar a luz, exposição, etc. das fotos. Também colocar elementos para facilitar o entendimento como textos e setas, se for necessário.

Foto de capa – esta precisa atender basicamente a dois quesitos: relevância para atrair o leitor; e relação direta com o conteúdo, não se pode decepcionar o leitor.

Se tem alguma dúvida ou sentiu falta de alguma informação, comente aqui que irei acrescentar o que estiver faltando. E se já usa ou usou algumas destas técnicas, compartilhe sua experiência.

Henrique Souza

Relações Públicas e fundador da Agência Clave. Blogueiro de diversas empresas e promotor de práticas digitais mais honestas e transparentes. Um eterno orgulhoso das boas avaliações que recebe de seus clientes. Um brasileiro otimista.

Comentários

  1. Sergio - 07/02/2021

    Bacana

    • Equipe Clave - 02/07/2021

      Valeu! #Obrigado!