Você sabe quanto custa manter um blog profissional?

Por em
Você sabe quanto custa manter um blog profissional?

Elaborar e manter um blog corporativo não é tão simples quanto criar blogs amadores. Apesar da existência de diversas opções gratuitas, para garantir que seu blog tenha profissionalismo e eficiência, são necessários alguns investimentos.

Para que você saiba como investir corretamente no blog de sua empresa, apresentamos aqui os custos obrigatórios e, também, os principais recursos opcionais que você pode utilizar.

Vamos calcular quanto custa manter um blog

Os custos obrigatórios para manter o seu blog na internet são referentes ao domínio e à hospedagem. Além disso, é interessante investir na produção de um layout personalizado e na aplicação de um autoresponder.

Ainda não conhece todos esses termos? Vejamos a seguir o que significa cada um desses recursos e quais são os seus valores, para, assim, avaliarmos quanto custa manter um blog.

  • Domínio:

Trata-se do nome apresentado no endereço do site. As plataformas para a criação de blogs costumam oferecer endereços gratuitos, como “nome-da-sua-empresa.wordpress.com”. É ótimo poder contar com endereços gratuitos, porém, isso deixa o blog com um aspecto de amador.

O domínio tem duas funções principais: ressaltar o aspecto profissional do blog e facilitar o acesso de seus visitantes. Através de um domínio personalizado, você pode fazer com que o endereço de seu blog esteja desvinculado do nome da plataforma, como, por exemplo: “nome-da-sua-empresa.com.br”. Além de expressar profissionalismo, isso também torna mais fácil a indicação do blog aos usuários da internet que irão acessá-lo, pois facilita a memorização do endereço.

Em geral, são cobrados valores anuais para a utilização de domínios personalizados, mas há pacotes variados, por exemplo, é possível pagar 2, 3 anos ou mais. Os valores costumam ser baixos, variando de plataforma para plataforma.

  • Hospedagem:

A hospedagem é o serviço que permite a publicação de um site através do uso de servidores, tornando-o disponível para acesso na web em todo o mundo. Basicamente, é necessário que haja um ou mais computadores cuidando de manter o seu blog e seus conteúdos, de modo que estes possam estar acessíveis na internet.

O serviço especializado de hospedagem protege seu site contra os riscos de realizar esse procedimento por conta própria. Contando com diversos servidores, a hospedagem pode garantir que seu blog esteja acessível em tempo integral, pois, caso um servidor tenha problemas, outro o substitui automaticamente. Isso evita a perda de dados ou a dificuldade de acesso ao seu blog.

Vamos voltar ao assunto de quanto custa manter um blog: Qual é o custo dessa hospedagem? Os custos com o domínio podem ser mensais e econômicos, mas também anuais. Muitas vezes, a hospedagem é fornecida pela mesma plataforma que oferece o domínio de um blog. O conjunto hospedagem + domínio representa o custo essencial para a manutenção de um blog, mas, não exige grandes investimentos.

  • Layout do blog:

Outro fator que interfere no cálculo de quanto custa manter um blog é a aquisição de um Tema, ou Layout. Este item é opcional, ou seja, você pode escolher não investir nisso. Existem diversos layouts gratuitos, porém, na escolha entre as opções disponíveis você corre o risco de não encontrar modelos de qualidade, ou até de não encontrar nenhum que seja devidamente adequado ao blog de sua empresa.

O mais recomendado é a contratação de um profissional que possa desenvolver um layout exclusivo para o seu blog, permitindo que ele se destaque através da aplicação de estratégias bem elaboradas de marketing visual. Essa é a melhor forma para garantir que o aspecto visual de seu blog corresponda perfeitamente às características da sua empresa, afetando o seu público-alvo de maneira correta.

Outra opção, um pouco mais econômica do que a solicitação de um layout exclusivo, é a compra de Layouts Premium. Disponibilizados por diversas plataformas, esses layouts não são projetados especificamente para o seu blog, mas, já apresentam um diferencial em relação aos modelos gratuitos. Além disso, são editáveis.

  • Serviços de Autoresponder:
quanto-custa-manter-um-blog

O autoresponder consiste no envio automático de uma mensagem a partir de uma ação realizada por um usuário. O recurso integra o seu blog a um mecanismo de e-mail marketing que possibilita envios em massa e automáticos. Tomando como base regras estabelecidas estrategicamente, o autoresponder corresponde ao comportamento do seu público, garantindo que seja veiculado o conteúdo mais adequado e relevante para cada usuário.

A aplicação desse recurso não é obrigatória para a criação e manutenção do seu blog. Contudo, a ferramenta é de grande utilidade para garantir a interação de sua empresa com os visitantes de seu blog, tornando sua página mais eficiente.

Mas, esse é um investimento seguro?

Após observar quanto custa manter um blog, é natural nos perguntarmos: Esse investimento realmente nos trará retorno? Ou seja, é um investimento seguro?

A melhor maneira de garantir que a criação e manutenção de seu blog profissional tragam retornos positivos é cuidando da qualidade da gestão da página.

A publicação de conteúdos relevantes e bem articulados contribui para que o blog se torne uma porta de entrada para os clientes de sua empresa, possibilitando que estes entrem em contato com particularidades do seu ramo de atuação e sejam levados a saber mais a respeito dos produtos e/ou serviços que você oferece.

Para isso, é recomendado contratar os serviços de uma agência especializada em produção de conteúdo para blogs corporativos. Contando com profissionais qualificados para a aplicação de técnicas de marketing e de redação publicitária, essas agências garantem que sejam utilizados os recursos corretos para que o seu público-alvo encontre o blog de sua empresa.

Eis aqui mais um fator a ser considerado no cálculo de quanto custa manter um blog profissional. Essa contratação não é obrigatória, porém, contribui muito para a visibilidade da sua página nas principais ferramentas de busca na internet. Assim, todo o investimento realizado na criação de seu blog (domínio + hospedagem + layout + autoresponder) ganha muito mais fundamento, apresentando maior possibilidade de êxito.

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

Comentários