Blog da Clave

Conteúdo | marketing | RP 2.0

O conteúdo é importante para o Marketing Digital

Há muita divergência quando o assunto é saber se o conteúdo é importante para o marketing digital. Algumas pessoas acham que não é tão relevante, outras, por sua vez, que é essencial.

Os anos de atuação como Relações Públicas, especializada na produção de conteúdo, integrante de uma agência que faz conteúdo SEO, me fazem ter a opinião de que sim, o texto produzido é essencial. Mas não falo de conteúdo completamente raso.

Hoje, com as novas métricas do Google, a produção de textos ficou mais séria, precisa conter informações relevantes para que o ranqueamento seja real, duradouro. E então a temática “conteúdo é importante para o marketing digital” passou a ser muito mais relevante do que já era.

As pessoas gostam de ler coisas interessantes, porque não prover isto a elas?

 

O que a sua empresa tem a comunicar?

conteúdo é importante para o marketing digital

 

Independente do ramo de atuação da sua empresa, você sempre terá alguma coisa a comunicar para o seu público:

  • Consumidores/ Clientes;
  • Funcionários;
  •  Parceiros;
  • Fornecedores;
  • Comunidade em que está inserido;
  • Dentre outros.

A única questão é saber como comunicar. Você pode dar dicas sobre como utilizar os produtos que você mais vende, se este for caso. Ou apresentar as vantagens de terceirizar um serviço com sua empresa, por exemplo. São informações interessantes, relevantes que podem tornar a imagem da sua empresa positiva entre seus públicos e, ao mesmo tempo, converter em vendas de produtos e serviços.

Um case interessante

 

Um dos cases mais interessantes que tive a oportunidade de trabalhar na Agência Clave foi com uma loja de ferramentas online.

Imagino que você talvez esteja se perguntando o que uma loja de ferramentas poderia comunicar ou produzir de conteúdo relevante?

Confeccionamos o blog para esta loja de ferramenta com o mesmo nome de seu e-commerce, e a produção de conteúdo foi iniciada justamente quando a crise hídrica atingiu seu ápice em São Paulo. Como utilizar a temática de um problema tão sério?

Com a devida autorização do inventor, escrevemos um post ensinando as pessoas a produzir um sistema de captação de água da chuva incluindo o tambor para armazenamento. E este foi um dos artigos mais visitados por muitos meses!

Fizemos parcerias com blogueiros e youtubers que trabalhavam com madeira, utilizavam ferramentas, e isso nos permitiu reviews interessantíssimos sobre os produtos que eram comercializados no e-commerce, dentre outros.

No fim, o dono fechou a loja por querer atuar com Marketing Digital para e-commerce, mas o blog deu tão certo que hoje, 2 anos ou mais do encerramento das atividades da loja, continua sendo acessado por hobbistas.

Neste blog há uma coluna com o DIY (Do it yourself ou Faça você mesmo), ferramentas, curiosidades, dentre outras.

Conteúdo é importante para o Marketing Digital e converte

 

Para saber o quanto um bom conteúdo influencia nas vendas ou contratações por seu serviço basta analisar as estatísticas do seu site. Confira outras informações relevantes sobre o assunto:

  • Segundo uma pesquisa da ABG Essentials, o conteúdo no marketing converte 6 vezes mais que outros métodos de marketing digital.
  • Depois de ler recomendações ou dicas em um blog, 61% dos consumidores online nos EUA decidem fazer a compra (o dado é do Content Marketing Institute).

Independente da estratégia que você e sua empresa tenham adotado, o conteúdo é importante para o marketing digital e fará toda a diferença no modo como seu público te vê.

 

Confira dicas para produzir textos com qualidade neste blog!

Formada em Relações Públicas pela Fapcom, atuou por 8 anos no terceiro setor com comunicação na temática Segurança Pública. Hoje é responsável pela redação do Profissão Hoteleiro e Relações Públicas na Agência Clave.

Comente

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *