Blog da Clave

Conteúdo | marketing | RP 2.0

Nunca subestime o uso profissional da câmera de seu celular

Pessoalmente prefiro as câmeras reflex para uso profissional, não pela qualidade, pois isso é superado sempre por celulares e outras câmeras “amadoras” mas, sim, por sua função manual que possibilita o controle total da produção da imagem. Apesar disso, uso muito o celular diariamente e, profissionalmente, acho válido. Obviamente não para todos os casos, mas para a maioria resolve com louvor.

O celular é versátil e está sempre a mão, além de evoluir tecnologicamente todo ano. Como exemplo, alguns YouTubers usam o celular para gravar, armazenar, tratar, editar, e fazer o upload de seus vídeos em qualidade HD (e ganhando dinheiro com isso). Entre outros, temos corretores de imóveis fotografando um apartamento/ casa para ter à mão quando o comprador solicitar e para anúncios em sites especializados. Os exemplos são muitos e de diversas áreas.

Já produzi conteúdos para clientes usando o celular, pois a imagem ilustrativa era para o ambiente digital e não exigia mais do que o celular poderia fazer e, com uma ajudinha do photoshop, o resultado foi excelente. Um conhecimento de fotografia sempre ajuda, aliás este é o fim deste artigo, quero pontuar algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade de suas fotos, e quem sabe, não use seu celular profissionalmente também e se você já usa, poderá melhorar a qualidade do seu material.

Regra dos três terços

regra-dos-tercos1Consiste em imaginar duas linhas paralelas na horizontal e duas na vertical, dividindo a imagem em três partes iguais. O ponto onde estas linhas se encontram são chamados de “pontos de ouro”. É o local mais valioso para se colocar o objeto fotografado.

 

 

Veja alguns exemplos:

tut_analise_grafica_cartaz_interstellar_05_04e1_animado1

grades_para_regra_de_tres1

O horizonte (objeto destaque do autor) está nos dois “nós” inferiores das linhas imaginárias.
11
Aqui o horizonte (objeto destaque do autor) está nos dois “nós” superiores das linhas imaginárias. Ambas lindas imagens.

Lentes para celular

kitlentesparacel-kit-lente-unive_92dcbc576c63d17961e641419ffdb7a51

No mercado existem diversos modelos de lentes para celular, o mais popular foi desenvolvido na China (para variar) e, assim é, porquê é compatível com quase todos os celulares do mercado e não requer modificação no aparelho.

A regra para usar estas lentes é se divertir, brincar com elas. Como estas lentes não são profissionais, a qualidade maior virá de uma composição criativa e quanto mais você se diverte, mais espaço terá para a criatividade. Com criatividade é possível produzir excelentes fotos e vídeos.

O kit possui 3 lentes:

giant-chipmunk1
Lente “olho de peixe”
ultrawide111
Lente “grande angular” (wide)
macro-lente-iphone1
Lente “macro”

Algumas fotos de celular premiadas:

 

Primeiro prêmio na categoria Animais. Por Erica Wu, San Francisco, Califórnia.

fotos_premiadas_ippawards_2016_011

 

Primeiro prêmio na categoria Viagens. Por Fugen Xiao, Guangdong, China.

fotos_premiadas_ippawards_2016_021

 

Segundo prêmio na categoria Pôr do Sol. Por Yongmei Wang, Chongqing, China.

fotos_premiadas_ippawards_2016_031

 

Segundo prêmio 2016. Por Robin Roberts, Carlsbad, EUA.

fotos_premiadas_ippawards_2016_091

 

Primeiro prêmio na categoria Natureza. Por Junfeng Wang From Xangai, China.

fotos_premiadas_ippawards_2016_101

 

Primeiro prêmio na categoria Flores. Por Lone Bjorn, Zurique, Suíça.

fotos_premiadas_ippawards_2016_121

Trabalhou como Relações Públicas para hotelaria. Atualmente é assessor de comunicação e planejamento estratégico para hotelaria e Relações Públicas da Agência Clave.

Comente

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *