Blog da Clave

Conteúdo | marketing | RP 2.0

8 dicas para criar nomes de empresas

Toda a pessoa que decide criar um negócio, independente do ramo de atuação, terá que passar pelo processo de criar nomes de empresas. E quão difícil é escolher algo que diga o que é o negócio e, ao mesmo tempo, atraia a atenção. Mas fique tranquilo, aqui você encontrará 8 dicas para criar nome atraente para sua empresa. Continue lendo!

 

nomes de empresas

 

O nome da sua marca/ empresa pode ser o motivo de ser lembrada pelos clientes por muitos anos, e este é um dos fatores para que despenda o tempo que for preciso para criar nome atraente para sua empresa.

Abaixo, você encontrará algumas dicas para facilitar a criação de um nome, o importante é refletir sobre todos os pontos com calma já que o nome durará por muitos anos.

 

1- Simples e claro

 

Analise o público-alvo de sua companhia antes de criar nomes de empresas. Quanto mais simples, mais fácil de ser lembrado, de ser dito.

Entretanto, evite nomes com grafia errada, com letras pouco utilizadas em nosso vocabulário. Tais nomes causam confusão e são difíceis de soletrar, o que pode ser negativo para sua marca.

 

2 – Que seja curto

 

Quanto menor, mais fácil de ser assimilado pelo seu público-alvo. Sei que parece difícil, principalmente, quando o seu negócio não é tão simples de ser explicado, mas um nome curto pode dizer muito mais do que um nome enorme.

Tendo que lidar com variadas informações ao mesmo tempo, é complexo ao ser humano assimilar o nome longo de uma empresa, ainda que a capacidade de armazenamento do cérebro seja enorme.

 

3 – Seja original

 

Com tamanha concorrência, ao adentrar no mercado é preciso ter destaque. Escolha um nome que evidencie sua atividade e que, ao mesmo tempo, não seja comum dentre os concorrentes da mesma área.

Pense sempre no público-alvo da sua empresa.

 

4 – Evite nomes que tenham sua localidade na composição

 

Empresas cujo nome contenha o local de atuação podem ficar amarradas caso um dia decidam expandir, além de não fazer nenhum sentido. Veja: Armazém Cotia. Se você abrir uma filial em Osasco, por exemplo, tal nome já não servirá, além de ficar estranho.

 

5 – As tendências

 

Se o seu intuito é capturar um público atento às tendências, escolher um nome nesta linha pode ser uma opção ótima. O problema é que quando esta tendência passar, a sua marca ficará datada, o que não é algo bom. O ideal é ter um nome atemporal, ou seja, atual, independente do tempo de mercado que sua empresa tenha.

 

6 – O nome deve ser bom de ouvir

 

É importante criar nome atraente para sua empresa cuja sonoridade seja boa. Diga o nome em voz alta, escute como soa e se não soar bem ao seu ouvido, escolha outro nome.

 

7 – Um nome eterno

 

Ao criar nome atraente para sua empresa, este precisa ser imenso, duradouro. Não é difícil encontrar marcas com anos de atuação e que serão lembrados por muitos e muitos anos: Coca-Cola, Walt Disney, Apple, dentre tantos outros.

8 – Como criar nomes de empresas de maneira automatizada

 

Após ler as dicas acima percebeu que não consegue mesmo criar nome atraente para sua empresa do zero?

Ok.

Hoje, já existem alguns sites que auxiliam na criação de nomes de empresas, sendo necessários apenas seguir os passos. Abaixo segue algumas destas plataformas:

 

Parece ser bem simples, sendo necessário inserir uma palavra que você deseja que tenha no nome. O ponto negativo neste caso é a quantidade de sugestões sem nexo com o ramo de atuação que aparecem.

Utilizei a palavra “clave” e apareceu “Clave Exército”, “Clave Partes”, “Ponto Clave”, “Micron Clave”, “Panteão Clave” e muitos outros que nada tinham a ver com o ramo de atuação desta agência.

 

Esta ferramenta refina um pouco mais. Você coloca o setor/ área de atuação da empresa, uma palavra relacionada a marca (este campo é opcional) e um e-mail. Pronto!

Ele oferece apenas uma opção de nome, além de verificar se há registro no INPI disponível, bem como domínios de internet. Se oferece para registrar também.

Não achei tão eficiente quanto parecia porque apresentou apenas uma sugestão.

Nada como criar nomes de empresas você mesmo

 

E aí? Suas ideias sobre como criar nome atraente para sua empresa começaram a ficar mais claras com as dicas dadas acima? Espero que sim! No entanto, se ficar com dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.

Repassando, o nome da sua empresa precisa causar uma sensação. A pessoa que ouve deve gostar de como soa, deve achar atraente, deve querer repetir o nome porque isso faz com que sua marca seja assimilada e, consequentemente, lembrada.

O nome é o início da construção da sua marca. O trabalho e qualidade do produto/ serviço é o que garantem o crescimento da mesma e sua reputação, claro!

Conheça o blog da Agência Clave. Aqui tem artigos interessantes para quem quer criar seu próprio conteúdo, além de ficar por dentro das tendências de comunicação.

Formada em Relações Públicas pela Fapcom, atuou por 8 anos no terceiro setor com comunicação na temática Segurança Pública. Hoje é responsável pela redação do Profissão Hoteleiro e Relações Públicas na Agência Clave.

Comente

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *