Conheça e compreenda os termos utilizados no Marketing Digital

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Conheça e compreenda os termos utilizados no Marketing Digital

Certamente você já se deparou com alguns conceitos pertencentes ao marketing digital e se perguntou: Qual será o significado disso? Para auxiliar na compreensão de alguns termos utilizados no marketing digital, produzimos este artigo com as definições dos principais deles.

Primeiramente, é fundamental saber que marketing digital nada mais é do que marketing, porém, focado no uso da internet. Estratégias de marketing buscam atrair clientes e gerar negócios para um profissional ou uma empresa. Para que isso seja eficiente no âmbito da internet, existem diversas estratégias e conceitos a serem utilizados. Vejamos alguns deles.

6 Principais termos utilizados no Marketing Digital

 

pessoa digitando no laptop marketing digital

 

1) Público-alvo:

Marketing consiste em estratégias para otimizar os lucros de uma determinada empresa. Para isso, a oferta da mercadoria em questão (seja ela um produto ou um serviço) deve se adequar às expectativas dos consumidores. Público-alvo, portanto, é a definição de quem é esse público consumidor que deve ser afetado pela propaganda. Quanto mais precisa for a definição de público-alvo, mais assertiva será a escolha pela estratégia com a qual se deve acessar esse interlocutor.

2) Funil de vendas ou Jornada do consumidor:

Presente entre os mais recorrentes termos utilizados no marketing digital, o funil de vendas consiste na compreensão das etapas pelas quais uma pessoa passa até chegar ao ato da compra ou contratação. As principais etapas são:

1- compreensão de um problema,

2 – consideração de compra e,

3 – por fim, a decisão.

3) Leads:

Leads são os contatos de clientes em potencial. Obtidas através de estratégias de marketing, as informações de contato fornecidas pelos possíveis futuros clientes são utilizadas para a identificação dos mesmos. Ao identificar seus clientes, sua empresa pode nutri-los com informações que o preparam para a compra.

4) Landing page:

Trata-se de uma página da Web produzida para a captura de leads. Nessas páginas, a sua empresa pode disponibilizar conteúdos relevantes. Em troca do acesso a esses materiais, o visitante é convidado e deixar suas informações de contato.

5) SEO:

A sigla, do inglês, significa Seach Engine Optimization. Trata-se da otimização para mecanismos de busca. Também pode ser encontrada entre os termos utilizados no marketing digital a sigla MPI (Marketing de Posicionamento na Internet), outra denominação utilizada para o conjunto de estratégias e técnicas de SEO. As ações de SEO (ou MPI) visam aumentar o potencial de ranqueamento das páginas e conteúdos de uma empresa, contribuindo para o cumprimento dos requisitos exigidos por plataformas de busca como o Google.

6) CTA:

Também do inglês, a sigla significa Calls-to-Action, ou seja, convidar para uma determinada ação. Em geral, os CTAs são chamadas ou botões que direcionam um visitante a executar ações como visitar uma página, deixar informações de contato, entre outras.

Ao conhecer os principais termos utilizados no marketing digital, ainda resta a dúvida: Como são aplicados esses conceitos? Veja agora quais são as principais estratégias utilizadas para tornar eficiente o marketing digital do seu negócio.

Conheça as maiores estratégias utilizadas atualmente no Marketing Digital

Uma das principais estratégias de marketing digital é chamada de Inbound Marketing. Essa é uma solução voltada para empresas que desejam ser encontradas pelos usuários da internet. Para isso, busca-se compreender os desejos e as necessidades dos consumidores do produto ou serviço a ser oferecido. Após essa compreensão, é estabelecido um canal de comunicação com esse público-alvo, com a finalidade de ofertar a solução para as carências desse público. Executada de maneira correta, essa estratégia faz com que o público passe a buscar mais pela sua empresa.

Para estabelecer essa comunicação entre empresa e clientes, a solução mais eficiente é a produção de Marketing de Conteúdo. Para satisfazer às constantes pesquisas realizadas em sites de busca as empresas passam a produzir seus próprios conteúdos e disponibilizá-los online. A estratégia consiste em publicar informações relevantes a respeito dos produtos e/ou serviços com os quais a empresa trabalha. Assim, pessoas que navegam em busca de informações sobre um determinado assunto podem encontrar as respostas que precisam no site da sua empresa! Ao obter o resultado para a sua pesquisa, o usuário também toma conhecimento das características e diferenciais do seu negócio, o que o convida a ações como entrar em contato para maiores informações, solicitar orçamentos, realizar pedidos, etc.

Essas informações podem ser publicadas em variados formatos. Uma empresa pode possuir um site corporativo, apresentando dados sobre o seu histórico, suas frentes de trabalho, canais de atendimento, entre outros. Também é possível a veiculação de informações através de blogs, com artigos completos a respeito dos temas relacionados ao trabalho da empresa. Outra solução é a criação de perfis e páginas da empresa em redes sociais, possibilitando a interação direta com os clientes. É possível, ainda, a integração de todos esses canais, facilitando que a empresa seja encontrada em todos os âmbitos mencionados.

Além de produzir conteúdos de qualidade, é preciso corresponder aos padrões estabelecidos pelos motores de busca. Aí entram em ação os termos utilizados no marketing digital que vimos anteriormente.

Quem sabe empregar os termos utilizados no Marketing Digital?

Como utilizar esses recursos? E como saber as estratégias mais assertivas para o marketing de cada negócio?

A melhor solução para isso é: Conte com o auxílio de especialistas! A produção de conteúdo para marketing digital realizada por agências especializadas garante o suporte completo de que sua empresa precisa para se sobressair no competitivo ambiente da internet. Contando com o trabalho de profissionais com domínio de todos os termos utilizados no marketing digital e experiência na implantação das estratégias aqui mencionadas, essas agências garantem a produção de conteúdos personalizados, que correspondem às características do seu negócio, e contribuem para o aumento da visualização da sua marca.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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