Como criar um blog para ecommerce: resposta para as principais dúvidas

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Como criar um blog para ecommerce: resposta para as principais dúvidas

O comércio eletrônico, já popularizado com o nome de ecommerce, é uma solução para as necessidades de diversos empreendedores. Nem sempre é tão útil possuir um estabelecimento físico e aguardar unicamente a visitação presencial dos clientes. Em muitos casos, é o bastante possuir lojas virtuais e realizar as transações comerciais online, com entregas dos produtos por transportadoras ou Correios. Atualmente, até mesmo as empresas que possuem lojas físicas são levadas a atuar também no meio digital.

 

pessoas com dispositvos moveis em um carrinho de ecommerce

 

Apesar das facilidades, o ecommerce impõe que o empreendedor saiba lidar com as exigências da internet. Assim como lojas físicas precisam de sua comunicação visual e sua propaganda para atrair clientes, nas relações digitais também é preciso elaborar estratégias de marketing e de comunicação. Além da presença da empresa nas redes sociais mais adequadas ao seu ramo comercial, outras soluções podem ser utilizadas, como a construção de um blog.

Como criar um blog para ecommerce que realmente atenda os objetivos da sua empresa? Vejamos as 4 principais perguntas que devem ser respondidas antes da criação de seu blog para e-commerce.

1 – Qual é a relação que se deseja criar com o visitante do blog?

No caso do e-commerce, está pressuposto que a relação é comercial, ou seja, tem como objetivo realizar a venda de produtos. É muito importante que esse objetivo seja mantido em mente durante toda a estruturação do blog, pois isso evita que a comunicação perca o seu direcionamento.

Existem inúmeros blogs interessantíssimos que, entretanto, não possuem uma boa estratégia para atrair novos clientes. Se o restante do site não facilitar a realização de pedidos de produtos, é possível que o visitante apenas leia seus conteúdos e vá embora.

Empreendedores que se perguntam como criar um blog para e-commerce têm muito trabalho pela frente, e esse trabalho não pode ser em vão. É importante que o blog da empresa incentive o cliente a realizar a compra dos produtos.

2 – Que tipo de informações deve ser oferecida ao leitor?

Blogs têm como característica a oferta de conteúdos interessantes a respeito de um determinado assunto. Como criar um blog para ecommerce com os assuntos mais pertinentes aos consumidores dos seus produtos? Muitas empresas têm apostado na oferta de conteúdos informativos aos seus clientes. Isso revela a intenção de uma relação de transparência entre o comércio e seus clientes.

Relações transparentes são fundamentais para a prosperidade do e-commerce. Por se tratar de um comércio realizado inteiramente online, desde a escolha do produto até o ato do pagamento pela mercadoria, o cliente precisa sentir confiança na empresa comerciante. Caso contrário, o cliente pode sentir incerteza para realizar a transação, considerando riscos como a demora para a postagem dos produtos solicitados, a incompatibilidade do item comprado com a descrição apresentada no site, entre diversas outras possíveis inseguranças.

Por conta disso, é importante a apresentação de um blog com linguagem acessível e que veicule informações relevantes. Isso faz com que o visitante saiba que a sua empresa não tem nada a esconder. Ao oferecer conteúdos de qualidade, sua empresa instrui e informa seus leitores. É através da comunicação franca e direta com seu público-alvo que um blog atrai visitantes e, consequentemente, novos clientes.

3 – Como cativar o leitor?

Ao visitar o blog, o cliente deve ser instigado a acessar outros artigos. O primeiro contato do visitante com o artigo é mediado pelo título desse texto. Isso já determina que os títulos devem afetar o leitor. Para esse primeiro impacto, também é útil a utilização de imagens que ilustrem ou comentem o conteúdo do texto. Em geral, os títulos instigam a curiosidade do visitante do blog, o que cria nele o interesse de iniciar a leitura.

 

A necessidade de um bom planejamento não para por aí. Mesmo após acessar o artigo, o visitante continua precisando ser convidado a ler o texto até o final. Aí é que entra a estrutura dos artigos. O assunto deve ser organizado de forma a se tornar mais atraente e mais facilmente compreendido. São diversos os tipos de organização possíveis. É possível enumerar:

  • dicas,
  • listar informações,
  • apresentar conceitos,
  • revelar curiosidades,
  • lançar um produto ou marca;
  • etc.

A escolha pela forma mais adequada para cada conteúdo varia de acordo com todos os fatores mencionados anteriormente. Qual é o perfil do seu público-alvo? Que curiosidades seus clientes têm a respeito dos produtos oferecidos pelo seu comércio digital? As respostas corretas para essas perguntas podem instigar os clientes para que eles se interessem ainda mais pelo ramo de atuação da sua empresa.

4 – Como criar blog para ecommerce e  garantir estruturas convidativas com conteúdos relevantes?

Muitos empreendedores têm talento para a escrita e podem elaborar ótimos blogs para seus negócios. Porém, é importante lembrar que a internet é um terreno altamente competitivo, em que não basta apenas produzir um bom conteúdo para que este obtenha bons resultados de busca. Então, como criar um blog para ecommerce que, além de interessante, seja amplamente acessado? A resposta é simples: contando com o apoio de empresas especializadas na produção de conteúdo.

Agências que prestam o serviço de produção de conteúdo contam com recursos para impulsionar os acessos dos sites de seus clientes. Além disso, essas empresas contam com o trabalho de redatores experientes na escrita de textos para diversas mídias digitais, como redes sociais e blogs.

Com a sua participação ativa (oferecendo informações relevantes a respeito do seu negócio) e com o trabalho especializado dessas agências, sua empresa poderá obter um blog altamente relevante, atraente e eficiente para impulsionar as vendas.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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