Blog da Clave

Conteúdo | marketing | RP 2.0

Blog institucional para público interno

Muitas empresas preocupam-se em criar blog institucional para atrair mais visitantes a seus sites, vender mais produtos, o que não é errado. Um blog institucional pode e deve ser utilizado para comunicar a seus públicos conteúdos de interesse, como novos produtos, nova frente de negócios, crescimento, prêmios e quaisquer outras informações que considere pertinente.

 

blog institucional

 

 

No entanto, o blog institucional pode servir também como um painel para os seus colabores e público interno. Estes também são um público de interesse da empresa e precisam saber o que está acontecendo.

São considerados público interno:

  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Sócios
  • Acionistas
  • Terceirizados
  • Investidores

 

O blog institucional em favor da empresa

 

Como qualquer ação realizada na empresa, gerir um blog institucional para público interno requer planejamento e, claro, uma estratégia, para que nem empresa, nem colaboradores sejam prejudicados.

 

  • Uma das maneiras de bem utilizar o blog institucional é oferecer informações completas, de uma só vez. Isso evita desencontros de comunicação, o famoso ruído.
  • Comunicação no momento que acontece – com tudo fresco na mente, não se pode perder o timing da informação. Infelizmente, em muitos blogs a notícia relevante só é publicada semanas após.

 

Quando a comunicação é bem-feita, o colaborador sente-se parte da empresa, sente-se relevante, como de fato é.

Um blog institucional é a ferramenta ideal para renovar o conhecimento da equipe com materiais de apoio, por exemplo, que auxiliarão o dia a dia, para realizar pesquisas internas e com certeza pode ajudar a conquistar as metas da empresa, impulsionando a equipe.

 

Todos precisam ser ouvidos

 

Quando buscamos a palavra ‘comunicação’ no dicionário, encontramos que é o ato de transmitir uma mensagem e receber uma resposta.

 

O blog institucional para público interno precisa ser um espaço seguro para que todos sejam ouvidos. E isso só trará ganhos para a empresa. Ouvindo, evita-se crises que não poderiam ser contornadas com facilidade e, mais uma vez, deixa-se de lado os ruídos na comunicação.

 

 

 

O blog institucional para público interno pode ser aberto a todos?

 

Sim.

A única questão a ser levada em conta é se o conteúdo ali disponibilizado pode ser exposto a todos, integralmente. É o caso, talvez, de informações contendo dados financeiros, dados pessoais, dentre outros.

Para evitar o acesso a essas informações, é possível criar uma área interna no próprio blog onde apenas quem tenha uma senha ou código possa acessar.

Tenha o controle de quem lê as informações, para evitar vazamentos e crises.

 

Confira mais dicas e saiba como qualquer pessoa pode escrever artigos para blog aqui.

 

Formada em Relações Públicas pela Fapcom, atuou por 8 anos no terceiro setor com comunicação na temática Segurança Pública. Hoje é responsável pela redação do Profissão Hoteleiro e Relações Públicas na Agência Clave.

Comente

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *