Blog da Clave

Conteúdo | marketing | RP 2.0

Blog corporativo no marketing digital: uma ferramenta indispensável

Blog: Se o concorrente já tem, você está um passo atrás. Se não tem, é a chance de se destacar!

 

Um blog corporativo pode alavancar vendas, construir e manter relacionamentos com seus públicos, adquirir feedbacks valiosos, construir e manter uma reputação, atrair tráfego para seu site, ajudar no SEO, entre outros benefícios. Mas claro, vamos falar dos detalhes disso logo mais.

Vale lembrar que o consumo digital, sobretudo em blog corporativo, é muito alto na sociedade atual e cada vez mais crescente, coisa inimaginável há alguns anos. Por isso, as empresas necessitam estar no ambiente virtual, alimentando seus futuros e atuais clientes de informações sobre produtos e serviços. Esta é, também, uma maneira de ficar na frente dos concorrentes.

Blog corporativo
A imagem é do Blog da Petrobras. Ele nasceu durante uma crise com o objetivo de melhorar a imagem da empresa perante seus clientes e acionistas. Você pode acessá-lo clicando aqui.

 

O Marketing Digital é uma ferramenta essencial para quem quer dar mais visibilidade e fortalecer a imagem da sua empresa. Afinal, todo mundo está na internet, inclusive o seu cliente. A empresa precisa estar presente no  Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e em outras mídias digitais. Esta é uma maneira de ampliar a reputação do negócio, deixando-o mais atraente.

 

Um Blog corporativo é mais eficiente em relação a outras mídias sociais

Uma publicação em um blog, quando não é uma notícia e sim um artigo relevante e não sazonal, tem um grande potencial de ser relevante anos após sua publicação e ainda trazer muitas visitas para o site, o que não exigiria um frequência custosa de publicações. Veja um comparativo:

blog corporativo

Além disso, as visitas do site vindas do blog corporativo da empresa possuem um percentual de conversão muito maior, pois já se trata de um público filtrado e que já demonstrou interesse pelo produto ou serviço.

 

Na prática, como um blog corporativo pode me ajudar?

Quem não está na internet, está morto! Pensando nesta realidade, lhe daremos algumas dicas sobre Marketing Digital. A primeira é que ao ler esse texto no Blog corporativo da Agência Clave, você demonstra que é uma das pessoas ávidas por conteúdos digitais e que, diariamente, se informa sobre algo que te interessa por meio da internet.

Já que você é uma prova do quanto o Marketing Digital é importante, entenda melhor sobre este método, explicaremos neste artigo a importância de estar nas redes digitais.

O Marketing Digital utiliza diversos meios disponíveis na internet para dar visibilidade à imagem de uma empresa. Entre as ferramentas utilizadas no Marketing Digital, estão:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tumblr, entre outras);
  • Whatsapp, SMS;
  • Banners e anúncios digitais;
  • E-mails marketing.

 

 

Como estruturar e manter um blog corporativo?

Para manter um blog corporativo é necessário ter um funcionário interno com formação em comunicação, contratar uma agência especializada ou de marketing digital ou ainda manter por conta própria, preparando um funcionário com cursos específicos, caso ele não seja da área de comunicação.

Se contratar uma agência como a Clave, que mantêm todo o projeto de forma independente, considere uma participação ativa, pois pode agregar positivamente no conteúdo publicado.

Blogs para crescer – Como destacamos acima, há várias ferramentas utilizadas pelo Marketing Digital, mas nenhuma é tão importante e eficiente quanto o blog corporativo Ainda no exemplo acima, as chances de você achar a nossa página onde oferecemos o serviço em questão é muito grande. Isso ocorre de forma natural porque o espaço (este artigo) contém informações detalhadas sobre produtos e serviços da empresa por meio de uma linguagem objetiva, direta e informal. Isso traz sentido para o leitor, o entendimento é completo.

O blog corporativo é uma importante ferramenta para a construção da reputação de uma empresa/marca, mantenha uma categoria com assuntos institucionais e exponha o dia a dia da empresa e suas conquistas, além de detalhes de sua atividade. Com este conteúdo bem estruturado, texto bem escrito e imagens de qualidade, você poderá causar uma boa impressão em seu público. Uma série de boas impressões lhe trará uma reputação positiva.

Blog Corporativo Sócrates

Considere sempre expor conteúdos verdadeiros, se sua empresa não está preparada para se “desnudar” em transparência nas redes sociais, procure se preparar antes. Adapte seus processos e equipe para atue conforme todos os padrões morais exigidos pelos seus públicos. Faça sem perder a autenticidade, aliás é isso que deve expor, pois é o que vai caracterizar sua marca perante seus públicos.

 

 

Porque um blog corporativo ajuda a vender?

O blog corporativo é uma estratégia muito eficiente para as empresas que desejam aumentar suas vendas. Mas, para que dê certo, as publicações devem ser segmentadas e atraentes.

Um blog corporativo bem planejado – estrategicamente planejado – que ofereça conteúdos interessantes e relevantes, vai atrair muitos clientes para a sua empresa. O mais importante a se considerar sobre os clientes vindos da internet é que não é você quem vai buscar o cliente, mas é ele quem vai sentir a necessidade de procurar sua empresa para adquirir produtos ou serviços. Neste caso, o blog corporativo busca suprir uma dúvida, curiosidade ou anseio de seu possível cliente, assim, quando um visitante chegar em seu site vindo através de seu blog, é certo de que ele virá confiando em sua empresa, com a expectativa nivelada e certo de que você tem o que ele procura.

A melhor maneira de vender produtos e serviços é influenciando o internauta de modo que ele não se sinta coagido. Caso ele se sinta pressionado, ou encontrou uma linguagem muito comercial em seus textos, auto promoção, tenha certeza que sua empresa já perdeu este cliente e tantos outros que ele poderia convencer sobre a qualidade de seus produtos ou serviços. Com isso, ao invés de sua empresa conquistar clientes, vai atrair índices de rejeição.

Considere sempre uma ajuda profissional para desenvolver e manter um blog corporativo, isso pode lhe poupar meses ou anos de tentativas e erros, contrate um profissional de comunicação interna ou terceirize este serviço.

blog corporativo

Deixe um comentário aqui e curta nossa página no facebook para ficar sabendo de novos conteúdos: Facebook/AgênciaClave

Comente

Comentário(s)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *