Aprenda como configurar e-mail profissional no Gmail

Por em
Aprenda como configurar e-mail profissional no Gmail

Você sabia que existe vida de e-mail para além do Outlook? E não queremos aqui desdenhar da plataforma que nos serviu por tantos e tantos anos, até porque, considerando a qualidade dos webmails que não permitem uma série de funcionalidades básicas, ter a possibilidade de configurar o e-mail profissional em outro local, é um avanço enorme.

A questão é que o tempo passa, as tecnologias avançam, e você, que gerencia um negócio, precisa ter acesso simples e rápido pelo seu tablet e smartphone. O Google, bem como a Microsoft, possibilita ao usuário configurar e-mail profissional no Gmail. Com isso:

  • Você pode acessar seu e-mail do aplicativo Gmail presente no seu celular. Não é necessário abrir navegador, baixar outro aplicativo, etc.
  • Pode acessar todos os arquivos salvos em nuvem rapidamente, bem como, armazenar os arquivos recebidos no Google Drive.
  • É simples de configurar e, uma vez feito, você pode trocar de aparelho celular, que não perderá os e-mails.
  • Permite enviar arquivos anexados com até 25Gb, passado este tamanho, o Gmail armazena o que deseja enviar no drive e gera um link automaticamente para baixar o item.

Passo a passo para configurar e-mail profissional no Gmail

Se você já tem uma conta pessoal no Gmail o processo é mais simples, caso contrário, precisará criar.

Antes de inserir a nova conta, para se organizar melhor, crie um marcador. Todos os e-mails que receber terão o nome do marcador escolhido.

O exemplo que utilizarei é o de um projeto da Agência Clave intitulado Profissão Hoteleiro e criei um marcador com este nome. Entre nas configurações do e-mail, vá para a aba ‘Marcadores’ e selecione a opção ‘Criar novo marcador’.

Primeiro, no webmail da conta que deseja adicionar, vá até as configurações do e-mail, e lá procure ‘Configurações Manuais do e-mail

Feito isso, vamos adicionar o novo e-mail ao Gmail.

  • Passo 1 – acesse sua conta já utilizada na plataforma. Clique nas Configurações (Canto superior esquerdo).

Em seguida, clique em configurações novamente

Ao ser redirecionado para a página de configurações, clique na aba ‘Contas e importação’

  • Passo 2 – Já na aba ‘Contas e importação’

No item ‘Enviar e-mail como’, clique em ‘Adicionar outro endereço de e-mail’.

  1. Escreva o e-mail que deseja adicionar e clique em ‘Próxima etapa’

Mantenha a opção “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” selecionada e clique em Próxima.

Deste ponto em diante todas as informações que você precisa serão fornecidas pelo e-mail que você irá adicionar, como servidor da entrada. Todos os dados necessários para esta configuração são encontrados no seu webmail.

Clique em Adicionar conta.  

Note que a opção ‘marcar as mensagens recebidas’ está selecionada. No campo ao lado você selecionará o marcador que criou antes.

  • Passo 3

Aqui você irá decidir se enviará e-mails usando o endereço que está cadastrando. Se sim, selecione esta opção e siga adiante.

  • Passo 4

Na aba seguinte, você inserirá informações sobre o endereço de e-mail.

Insira o nome de quem usará o e-mail. Trata-se do nome que irá aparecer quando o remetente receber uma mensagem sua.

Mantenha selecionado o item “Tratar como um alias”.

Clique em Próxima etapa

  • Passo 5

A próxima aba trata do servidor SMTP. As informações também estão nas configurações encontradas em seu Webmail. Procure por servidor de saída e insira os dados solicitados.

Clique em Adicionar Conta

Você receberá um e-mail de confirmação no webmail. Insira o código no Gmail para continuar a configuração. E pronto!

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

Comentários